António Guterres, secretário-geral da ONU pede trégua
Reprodução/Redes Socias
António Guterres, secretário-geral da ONU pede trégua

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira (28) que é necessária uma diminuição da "retórica" em relação à guerra na Ucrânia .

A declaração foi dada após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter chamado Vladimir Putin de "carniceiro" e "ditador" e ter dito que o líder russo "não poderia continuar no poder".

"Acredito que precisamos de uma redução da escalada. Precisamos de uma desescalada militar e da retórica", disse Guterres ao ser questionado pela ANSA sobre os comentários de Biden no último fim de semana.

As falas do presidente dos EUA foram interpretadas como um apoio a uma mudança de regime no Kremlin, o que foi posteriormente negado pela Casa Branca, pelo secretário de Estado Antony Blinken e pelo próprio Biden.

Além disso, o presidente da França, Emmanuel Macron, alertou para os riscos de uma "escalada verbal" com a Rússia, enquanto a União Europeia afirmou que cabe aos russos decidir por quem serão governados.

Leia Também

Trégua - Também nesta segunda, Guterres revelou ter pedido para o coordenador de assuntos humanitários da ONU, Martin Griffiths, "explorar imediatamente com as partes envolvidas" na guerra na Ucrânia "possíveis acordos para um cessar-fogo".

"Vamos ser claros: a solução para essa tragédia é política. Faço um apelo por um cessar-fogo humanitário imediato para permitir progressos sérios nas negociações políticas, voltados a alcançar um acordo de paz baseado nos princípios da carta da ONU", declarou o secretário-geral.

Segundo Guterres, a cessação das hostilidades permitirá a entrada de ajudas humanitárias essenciais e que civis se desloquem em segurança". "Espero que uma trégua também ajude a enfrentar as consequências globais dessa guerra, que arriscam agravar a profunda crise da fome em muitos países em via de desenvolvimento", ressaltou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!