O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , conversou por telefone nesta quinta-feira (17) com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, para debater o apoio ao povo ucraniano e o diálogo pela paz com o governo russo .
"Discutimos o apoio aos ucranianos na luta contra a agressão russa, especialmente no campo da defesa. A ênfase foi colocada na continuação do diálogo pacífico. Devemos fortalecer a coalizão anti-guerra", escreveu o líder ucraniano no Twitter.
Mais cedo, Macron disse que a guerra lançada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, contra a Ucrânia representa um "choque elétrico" para a Otan.
Segundo o francês, é "uma ameaça sem precedentes às nossas fronteiras que dá um esclarecimento estratégico à Aliança, remontando-a à conflitualidade de suas origens".
Macron tem mantido conversas telefônicas com Zelensky e com Putin, desde o início da ofensiva militar contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro. No último fim de semana, inclusive, o líder francês e o chanceler alemão, Olaf Scholz, pressionaram Putin para anunciar uma trégua imediata na guerra na Ucrânia e por "uma solução diplomática para o conflito".