Imagens mostram a Praça do Comércio, em Lisboa, tomada pela nuvem de poeira
Reprodução/Twitter - 16.03.2022
Imagens mostram a Praça do Comércio, em Lisboa, tomada pela nuvem de poeira

Após atingir Madri e boa parte da Espanha ontem (15), a nuvem de poeira laranja do Saara chegou a Portugal nesta quarta-feira (16). Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a coloração das paisagens alterada pelo fenômeno meteorológico:

Segundo a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) além dos dois países, o território da França também está sob a nuvem. Em imagens de salélites compartilhadas no Twitter é possível ver a poeira: 

Fenômeno meteorológico

Leia Também

Em vídeo, a AEMET explicou que o fenômeno, conhecido como "calima" ("bruma" em tradução livre), acontece devido as tempestades no deserto do Saara que criam rajadas de vento que levantam partículas de areia e pó.

Em decorrência da diferença de temperatura, as partículas menores ficam suspensas no ar e são transportadas até a Península Ibérica, causando a nuvem de poeira vista em Portugal, Espanha e França.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, "os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu, visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!