O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou tropas russas de "sequestrarem" o prefeito e o vice de Skadovsk nesta quarta-feira. Oleksandr Yakovlev governava a cidade portuária na região de Kherson ao lado de Yuri Palyukh.
Yakovlev é o terceiro prefeito preso desde o início da guerra, segundo autoridades ucranianas. No domingo foi relatado o sequestro de Yevhen Matveyev, prefeito da cidade de Dniprorudne, no Sul da Ucrânia. Na sexta, o governante preso foi Ivan Fedorov, de Melitopol.
Novo governo em Melitopol
Segundo a BBC, no domingo, tropas russas instalaram uma nova prefeita na cidade de Melitopol, a deputada de oposição ao conselho municipal, Galina Danilchenko. Um dia antes, cerca de 2 mil pessoas protestaram contra a detenção em frente a prefeitura da cidade.
Galina pediu aos moradores que não participem do que, segundo ela, são "ações extremistas". Um toque de recolher foi anunciado na cidade e os protestos foram proibidos.
Um vídeo de câmeras de segurança registrou o momento em que Ivan Fedorov foi levado para longe de um prédio do governo na cidade por homens armados. Pouco tempo depois, o promotor regional do território separatista de Luhansk, apoiado pela Rússia, alegou que o governante havia cometido crimes de terrorismo e estava sob investigação.