O prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, sequestrado pelas forças russas no último dia 11 de março, foi resgatado por militares ucranianos nesta quarta-feira (16).
"A operação especial para libertar o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, acaba de ser concluída com sucesso", afirmou o vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, em comunicado no Telegram.
De acordo com a nota divulgada pelo jornal Ukrinform, o prefeito está seguro e voltará em breve às suas funções.
As autoridades ucranianas acusaram os militares russos de sequestrarem Fedorov na sexta-feira passada, sob acusação de terrorismo. O ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, relatou que 10 homens levaram o prefeito de seu gabinete.
Leia Também
A Rússia, por sua vez, não comentou a acusação. Em um vídeo publicado por Tymoshenko, é possível ver um homem sendo retirado de um prédio com a cabeça coberta. No entanto, não há confirmação sobre a veracidade das imagens.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , chegou a fazer um apelo para a comunidade internacional, especialmente para o líder da França, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, para libertar Fedorov.