Joe Biden diz que o presidente da Rússia é um 'criminoso de guerra' por invadir a Ucrânia
Reprodução
Joe Biden diz que o presidente da Rússia é um 'criminoso de guerra' por invadir a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , disse nesta quarta-feira (16) que seu homólogo russo, Vladimir Putin , é "um criminoso de guerra" por ter invadido o território ucraniano.

"Ele é um criminoso de guerra", disse Biden a repórteres na Casa Branca.

Durante um evento, um dos jornalistas que acompanhava Biden gritou do meio da multidão a pergunta: "Putin é um criminoso de guerra?". Inicialmente, o democrata respondeu "não", mas depois de alguns segundos, ele fala "sim, é".

Pouco tempo antes, o presidente dos EUA havia anunciado uma ajuda militar no valor de US$800 milhões para a Ucrânia , incluindo drones e sistemas antiaéreos para combater a invasão russa.

A declaração de Biden é dada um ano após Biden ter classificado o presidente russo como um assassino. Na ocasião, ele falou em uma entrevista veiculada pela emissora ABC News, em 17 de março de 2021.

O entrevistador americano George Stephanopoulos perguntou: "Você conhece Vladimir Putin, você pensa que ele é um assassino?". "Eu penso", respondeu o democrata.

Leia Também

A frase foi dita no momento em que os dois discutiam um relatório dos serviços de inteligência dos EUA que afirmava que Putin supervisionou as tentativas dos russos para manchar a reputação da candidatura de Biden nas eleições presidenciais de 2020.

Reação

As palavras ditas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o líder russo, Vladimir Putin, são “inaceitáveis e imperdoáveis”, disse o Kremlin após o democrata chamar o presidente da Rússia de “criminoso de guerra”. 

"Consideramos esta retórica inaceitável e imperdoável por um chefe de Estado cujas bombas mataram centenas de milhares de pessoas em todo o mundo", disse o porta-voz russo, Dmitry Peskov. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!