O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai realizar um discurso virtual no Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira (16), informou hoje (14) o Partido Democrata.
A confirmação da presença do chefe de Estado ucraniano veio em um comunicado divulgado pela presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e do líder democrata do Senado, Chuck Schumer.
"Estamos ansiosos para ouvir o discurso do presidente Zelensky na Câmara e no Senado e transmitir nosso apoio ao povo da Ucrânia enquanto eles defendem corajosamente a democracia", diz o comunicado.
De acordo com Pelosi e Schumer, o discurso de Zelensky está previsto para começar a partir das 10h (horário de Brasília).
Leia Também
"O Congresso dos Estados Unidos permanece inabalável em seu compromisso de apoiar a Ucrânia enquanto ela enfrenta a agressão cruel e diabólica de Putin e de aprovar uma legislação para paralisar e isolar a economia russa, bem como fornecer assistência humanitária, de segurança e econômica à Ucrânia", acrescentaram os dois políticos norte-americanos.
Embora os combates nos arredores de Kiev tenham endurecido, Rússia e Ucrânia retomaram as negociações nesta segunda-feira (14). Vale destacar que as conversas acontecem por meio de videoconferência.
O governo ucraniano pede um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas invasoras. Moscou, por sua vez, quer a desmilitarização do país vizinho e o reconhecimento da soberania de Donbass e da anexação da Crimeia.