Sergey Lavrov Ministro das Relações Exteriores da Rússia
Reprodução/Flickr
Sergey Lavrov Ministro das Relações Exteriores da Rússia

Nesta quinta-feira (10), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que não acredita que o conflito na Ucrânia se transformará em uma guerra nuclear. Esse é um temor crescente desde a invasão da Rússia à Ucrânia, na pior invasão terrestre na Europa desde a Segunda Guerra.

Questionado por um correspondente do jornal russo Kommersant se ele achava que uma guerra nuclear poderia ser desencadeada, Lavrov disse a repórteres na Turquia:

"Não quero acreditar e não acredito."

Lavrov é ministro das Relações Exteriores de Vladimir Putin desde 2004 e considerado um dos mais experientes diplomatas em atividade no mundo. Ele disse que o assunto nuclear foi posto em discussões apenas por países do ocidente. O chanceler russo fez uma comparação entre o tema da guerra nuclear e o conceito de recalque de Sigmund Freud, o criador da psicanálise.

"É claro que nos preocupa quando o Ocidente, como Freud, continua voltando e voltando a esse tópico", disse Lavrov.

No entanto, a acusação de Lavrov contra o Ocidente mostra-se falsa desde o início do conflito, já que Moscou fez diversas sinalizações e ameaças relacionadas a armas atômicas, com maior ou menor grau de transparência.

No dia 24 de fevereiro, quando a invasão começou, Putiu advertiu que os países que interferissem enfrentariam "consequências nunca antes vistas", em uma ameaça nuclear implícita. 

O líder russo repetiu a ameaça posteriormente, em 27 de fevereiro, e ordenou que as forças nucleares da Rússia fossem colocadas em alerta máximo, citando sanções ocidentais e comentários agressivos dos principais membros da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Leia Também

Mais tarde, autoridades russas citaram comentários britânicos sobre um possível confronto entre a Otan e a Rússia como a justificativa para o arsenal nuclear russo ser posto em grau de alerta elevado.

As declações de Lavrov ocorreram após conversas em Antália, na Turquia, com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba. Não houve qualquer acordo das negociações.

Lavrov disse que as conversas sobre um possível ataque russo contra os ex-estados bálticos soviéticos — Lituânia, Letônia e Estônia, agora todos membros da União Europeia e da Otan — "parecem ser velhas mentiras", mas alertou os Estados Unidos e a Europa que Moscou nunca mais quer ser dependente do Ocidente.

A economia da Rússia está enfrentando a crise mais grave desde a queda da União Soviética em 1991, depois que o Ocidente impôs pesadas sanções a quase todo o sistema financeiro e corporativo russo após a invasão das tropas russas.

A Rússia e os Estados Unidos têm os maiores arsenais de ogivas nucleares do mundo, construídos durante a Guerra Fria, que dividiu o mundo durante grande parte do século XX, colocando o Ocidente contra a União Soviética e seus aliados. Quando a Guerra Fria terminou, a Ucrânia tinha o terceiro maior arsenal global, atrás só das duas superpotências, mas aceitou abrir mão das armas em 1994.

*Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!