Reprodução/Instagram
Olena e o marido Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Reprodução/Instagram

Após a invasão de tropas russas na Ucrânia , o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que seria o "alvo número 1" de Vladimir Putin e que sua família era o "alvo número 2" na guerra contra o país vizinho. O alerta chamou atenção para a primeira-dama Olena Zelenska, de 44 anos, arquiteta que trabalhou como roteirista de comédias. Olena também não era favorável à carreira política do marido que ganhou fama como ator e humorista e venceu a versão ucraniana da "Dança dos famosos".

Em entrevista à revista Vogue em 2019, a primeira-dama revelou que soube da candidatura do marido à Presidência pelas redes sociais. Na época, questionou Zelensky sobre o motivo pelo qual ele não havia compartilhado a decisão antes de anunciá-la e recebeu como resposta: “Esqueci”.

"Não fiquei muito feliz quando percebi que esses eram os planos. Percebi como tudo mudaria e quais dificuldades teríamos que enfrentar", disse na entrevista três anos antes de a Ucrânia enfrentar uma guerra contra a Rússia.

Olena cresceu na cidade de Kryvyi Rih, no Sudeste da Ucrânia, onde Zelensky também foi criado. Eles se conheceram na faculdade, onde ela estudou Arquitetura e ele cursou Direito. Ambos seguiram carreira na comédia. Zelensky abriu a produtora Studio Kvartal 95, onde a mulher trabalhava escrevendo roteiros. Eles se casaram em 2003, após oito anos de relacionamento. O casal tem dois filhos, Sasha e Cyril, com respectivamente 17 e 9 anos.

Leia Também

Apesar de não concordar inicialmente com o envolvimento do marido na política, Olena posteriormente abraçou o papel de primeira-dama, apoiando campanhas sobre Jogos Paralímpicos, alimentação infantil e combate à violência doméstica.

Por segurança, a localização da família do presidente não é revelada. Desde o início do conflito, Olena fez algumas postagens nas redes sociais. No primeiro dia, ressaltou que tinha orgulho do povo ucraniano e que estava "confiante" em relação à situação do país. Depois, compartilhou o nascimento de um bebê em um abrigo antiaéreo e exaltou a participação de mulheres na guerra.

— Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!