Na madrugada desta sexta-feira (10) um tornado atingiu a região de Mayfield, Kentucky, nos Estados Unidos, e deixou ao menos 50 .mortos, informa agência Reuters. O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse em coletiva de imprensa que seguirá as buscas e o total de óbitos pode chegar a 100.
“Esse pode ser um dos piores tornados dos últimos tempos. Potencialmente o mais severo na história do nosso estado”, afirmou o governador. Como resultado dos danos até o momento, o Beshear declarou estado de emergência.
Outras 56,8 mil pessoas ficaram sem energia por conta do fenômeno climático. E, segundo o New York Times, mais de 132 mil casas estão sem luz no Tennessse, mais de 25 mil em Arkansas, aproximdamente 24 mil em Illinois e aproximadamente 10 mil no Missouri.
Pelo menos cinco estados foram atingidos pelos ventos, segundo o NYT: Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee. Ao todo, os ventos atingiram um percurso de mais de 320 quilômetros. Veja:
Especialistas atribuem o surgimento de tornados às mudanças climáticas, que também provocam nevascas em partes do meio-oeste do páis e nos Grandes Lagos.
Em Mayland, epicentro do tornado, uma fábrica e um depósito da Amazon foram atingidos causando fatalidades, informaram as autoridades locais.
Também foi reportado o descarrilamento de um trem de carga no Tennessee, ainda sem feridos oficialmente declarados.