Contrabandistas de imigrantes em países europeus estão ganhando uma generosa quantia em dinheiro com a travessia ilegal de pessoas no continente. Segundo Dan O'Mahoney, comandante de ameaças clandestinas nos canais do Reino Unido, o valor pode chegar a 295 mil libras por barco - algo em torno de R$ 2 milhões na cotação atual.
"Duas semanas atrás, tínhamos um único barco com 88 migrantes, cada um deles poderia estar pagando quatro mil euros, o que significa que os contrabandistas poderiam ter ganhado 350 mil euros por barco", afirma O'Mahoney.
Ontem (16), o site britânico MailOnline publicou imagens de dois botes infláveis sendo carregados com até 40 migrantes em uma praia no norte da França, onde seriam guiados até o Reino Unido.
Tom Pursglove, membro do parlamento britânico, estima que mais de 20 mil pessoas já fizeram a travessia neste mesmo trajeto apenas em 2021.
A rede varejista de materiais esportivas Decathlon anunciou recentemente que lojas do norte da França interromperam as vendas de barcos, botes e caiaques na tentativa de frear o número de travessias ilegais.