A varejista de artigos esportivos francesa Decathlon parou de vender caiaques e outros pequenos barcos em quatro de suas lojas ao norte para evitar que imigrantes os comprem para uma tentativa de chegar aos países do Reino Unido.
A mudança ocorre após um aumento este mês no número de migrantes que fazem viagem marítima da França para a Grã-Bretanha através de algumas das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.
A Decathlon disse que estava retirando todos os botes e caiaques de suas lojas em Calais, Grande-Synthe, Boulogne-sur-Mer e Le Touquet. As cidades são conhecidas por serem pontos de travessias de imigrantes, onde a Grã-Bretanha pode ser vista da costa francesa em um dia claro.
"Estamos comprometidos em nunca colocar nossos clientes em risco com o uso de nossos produtos em nenhuma circunstância", disse a rede de varejo em um comunicado.
Produtos que salvam vidas, como coletes salva-vidas, permanecerão disponíveis em todas as suas lojas, disse a empresa.
Centenas de migrantes aproveitaram as condições favoráveis do mar neste mês para tentar a travessia, geralmente em botes infláveis sobrecarregados, mas também ocasionalmente em canoas.