Espionagem da Coreia do Sul diz que Kim Jong Un não usa 'dublê' e emagreceu 20kg
Reprodução/KCNA
Espionagem da Coreia do Sul diz que Kim Jong Un não usa 'dublê' e emagreceu 20kg

A agência de espionagem da Coreia do Sul refutou, nesta quinta-feira (28), boatos de que  Kim Jong Un estaria usando um dublê de corpo após o líder norte-coreano aparecer bem mais magro em eventos públicos.

Conforme disse o político político Kim Byung-kee à jornalistas, a agência apontou que Kim estaria 20kg mais magro. A estimativa foi feita a partir de análises faciais, rastreamento de peso e estudos com vídeos de alta resolução.

A saúde do líder de 37 anos — fumante e considerado obeso — é alvo de muita especulação há anos. Ao menos desde 2019 ele é registrado com um peso cada vez menor e a família tem um histórico de doenças cardíacas.

'Aparência mais jovem e saudável'

Em setembro, durante o desfile de 73 anos da Coreia do Norte, chamou atenção de especialistas não apenas pelo visual mais magro, mas tembém por uma postura mais energética.

Na época, Park Won-gon, professor de estudos da Coreia do Norte na Universidade Ewha Womans de Seul, ressaltou que Kim estava "claramente mais magro e se movendo com muito mais vigor". O especilista ressaltou a importância de uma aparência mais saudável em meio a um regime autocrático.

"Considerando o sistema político do Norte, onde o líder supremo decide tudo, a saúde de Kim é uma questão de segurança extremamente importante. É provável que houvesse preocupações internas de que ele estava acima do peso, e teria sido importante para Kim reduzir essas preocupações e se apresentar como um líder jovem e saudável, capaz de fazer coisas", disse em entrevista à emissora de TV americana CBS.

Na análise de Yang Moo-jin, especialista em história norte-coreana, é provável que o objetivo de Kim seja passar a imagem de um"estadista normal", mas ele não desconsidera que o emagrecimento seja fruto de um projeto pessoal.

"Ele também é marido e pai de três filhos que está se aproximando dos 40 anos, então não é estranho que ele se importe com sua saúde", disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!