Afeganistão: ataque terrorista em mesquita mata 32 pessoas
Reprodução: iG Minas Gerais
Afeganistão: ataque terrorista em mesquita mata 32 pessoas

Uma explosão em uma mesquita do ramo xiita do Islã na cidade de Kandahar, no Sul do Afeganistão , deixou pelo menos 32 mortos e 53 feridos nesta sexta-feira (15). Os números, ainda preliminares, foram confirmados por médicos à AFP. O ataque ao templo ocorre extamente uma semana após um atentado reinvidicado pelo Estado Islâmico que deixou cem mortos e feridos em uma mesquita de Kunduz.

Uma testemunha disse à agência de notícias AP que viu quatro homens-bomba atacaram a mesquita. Dois detonaram os explosivos em um portão de segurança, permitindo que os outros dois corressem para dentro e atacassem os fiéis que estavam no local.


No Twitter, o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, lamentou a ocorrência: "Ficamos tristes ao saber que uma explosão ocorreu em uma mesquita da Irmandade Xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos. Forças especiais do Emirado Islâmico chegaram à área para determinar a natureza do incidente e levar os perpetradores à justiça.", escreveu.


O braço afegão do EI, conhecido pela sigla em inglês Isis-K, é inimigo do Talibã, que retomou o poder do país em agosto. O grupo também foi responsável pelo atentado no aeroporto de Cabul que matou 180 pessoas no final de agosto, às vesperas da conclusão da retirada dos militares americanos que ocuparam o Afeganistão durante 20 anos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários