Neta de Mussolini se reelege como vereadora mais votada de Roma
Reprodução
Neta de Mussolini se reelege como vereadora mais votada de Roma

Rachele Mussolini, neta do fascista Benito Mussolini (1883-1945), foi a candidata mais votada para a Câmara Municipal de Roma nas eleições de 3 e 4 de outubro. Postulante pelo partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), legenda que conta com a simpatia de militantes neofascistas , Rachele obteve 6.522 votos, de acordo com o jornal romano Il Messaggero, e se reelegeu vereadora na "cidade eterna" - ela ocupa um assento na Câmara desde 2016.

A candidata se beneficiou do sucesso do FdI, que obteve 17,42% dos votos nas eleições para vereador, tornando-se o partido mais popular de Roma. Rachele é filha do pintor e pianista Romano Mussolini (1927-2006), quarto herdeiro de Benito Mussolini e Rachele Guidi.

Ela também é meia-irmã da Alessandra Mussolini, que foi senadora, deputada e eurodeputada por partidos de direita, mas que hoje se apresenta como alguém "de esquerda" e defende causas progressistas, como a criminalização da homofobia e da transfobia.

Já Rachele segue ligada à extrema direita e, ao ser questionada sobre seu avô, diz que o fascismo "deve ser entregue à história". Seu partido, o FdI, já aparece na liderança das pesquisas de âmbito nacional e está à direita até da Liga, legenda ultranacionalista de Matteo Salvini, que nos últimos anos havia nadado de braçada na preferência do eleitorado.

Leia Também

Comandado pela popular deputada Giorgia Meloni, o FdI é anti-imigração, eurocético e contra a exigência de certificado sanitário anti-Covid. Além disso, seu símbolo incorpora a chama tricolor, imagem que fazia parte do emblema da extinta legenda neofascista Movimento Social Italiano (MSI).


No segundo turno em Roma, tanto o FdI quanto a Liga apoiam o advogado e locutor de rádio Enrico Michetti, que recebeu 30,14% dos votos nas eleições de 3 e 4 de outubro. No entanto, seu adversário, o social-democrata Roberto Gualtieri (27,03%), ex-ministro da Economia, é considerado favorito à vitória.

O segundo turno está marcado para 17 e 18 de outubro.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários