Investigadores recolhem amostra de lava de vulcão
Twitter @involcan
Investigadores recolhem amostra de lava de vulcão


A lava do vulcão Cumbre Vieja , em La Palma, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, alcançou o mar nesta terça-feira (28). O anúncio foi feito há cerca de uma hora pelo Instituto Volcanológico das Canárias (Involcan).


O vulcão em questão provocou a  destruição de centenas de imóveis e provocou a evacuação de milhares de pessoas desde que entrou em risco de erupção, o que de fato ocorreu no último dia 19. Segundo o G1, especialistas afirmam que o rápido resfriamento da lava ao entrar em conta com o oceano preocupa, pois pode liberar gases tóxicos, carregados com ácido clorídrico.


Diante da situação, o governo da Espanha classificou a área do vulcão como uma "zona de catástrofe". A gestão vai destinar 10,5 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 67 milhões, para adotar medidas urgentes de moradia e apoio às famílias desalojadas.



O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha também voltou a emitir alertas para novas explosões. Por outro lado, até o momento não há registro de humanos mortos nem feridos por conta da atividade vulcânica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!