Vulcão Cumbre Vieja
Reprodução: Redes Sociais
Vulcão Cumbre Vieja


O vulcão Cumbre Vieja deixou um rastro de lava que já afeta casas em La Palma, nas Ilhas Canárias (conjunto de ilhas espanholas localizado no Atlântico) e provocou um terremoto de magnitude 3,8, o mais forte desde o início da erupção. 

De acordo com o jornal espanhol "El País", o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, a princípio, havia declarado que a magnitude era de 3,1. Depois, no entanto, aumentou o seu valor.  O tremor ocorreu após a abertura de uma nova boca do vulcão. 

O que se sabe até agora sobre o vulcão?

Segundo o prefeito de El Paso, Sergio Rodríguez Fernández, a região já está completamente evacuada e não há informações sobre vítimas.  Centenas de pessoas foram evacuadas. O mesmo não se pode dizer em relação às infraestruturas, uma vez que cerca de 20 casas "estão completamente destruídas", segundo Fernández. Informações desta segunda-feira  indicam que a lava já teria afetado até uma centena de habitações.

A situação na zona de La Palma pela erupção "é devastadora", afirmou o presidente do Conselho Municipal de La Palma, Mariano Zapata.


Tsunami no Brasil?

Doutora em Geologia, especialista em Tectônica e professora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Luiza Bricalli disse : "A possibilidade de ocorrer um tsunami na costa brasileira é praticamente impossível. Isso porque tsunamis e terremotos de alta magnitude ocorrem em limites de placas tectônicas, e o Brasil está em cima da Placa Sul-Americana", explicou,






    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários