Jovem na Nigéria
Banco de imagens/Pixabay
Jovem na Nigéria

Um grupo de mais de cem estudantes sequestrados em uma escola em Tegina, no estado do Níger, na Nigéria, foram libertados após três meses em cativeiro. A informação foi confirmada pelo diretor da instituição, Abubakar Alhassan, à agência de notícias BBC.

Alhassan disse ter recebido uma informação, ainda não confirmada, de que seis alunos morreram após o sequestro. Por isso, não sabia o número exato de jovens e crianças que poderiam voltar para casa. Na época do crime, 136 desapareceram. Ele conta ainda que cerca de 15 estudantes conseguiram escapar dos sequestradores em junho. Todos que deixaram o cativeiro pareciam "doentes, frágeis e exaustos" e estão em tratamento hospitalar na capital do estado, Minna.

Em julho, familiares e funcionários da escola juntaram fundos para pagar pela liberdade do grupo, mas os criminosos não aceitaram a proposta, alegando que a quantia era insuficiente. Na época, um homem que foi enviado para entregar o resgate também foi sequestrado. O diretor conta que eles então pagaram um valor ainda maior e até compraram motocicletas para os sequestradores para convencê-los a libertar as vítimas.

Fati Abdullahi, cuja filha de 18 anos e filho de 15 anos foram levados pelo grupo armado, também confirmou à agência de notícias AFP que seus filhos foram libertados.

"Estamos ansiosos para vê-los", disse ela.

Mais de mil alunos foram sequestrados de escolas em todo o norte da Nigéria desde dezembro do ano passado. A maioria já foi libertada. Os moradores criticam as autoridades por não conseguirem lidar com a insegurança generalizada na região.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!