Presidente Joe Biden
Reprodução/CNN Brasil
Presidente Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que espera concluir a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão até o dia 31 de agosto, mas que esse prazo está sujeito à prorrogação se necessário.

Em discurso na Casa Branca nesse domingo (22), Biden disse que tem "esperança" de não precisar aumentar o prazo. "Veremos o que podemos fazer", afirmou, ao ser questionado sobre a pressão de líderes estrangeiros que pedem mais tempo. 

Ontem, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, disse ser "impossível" evacuar todos os colaboradores afegãos do território, tomado pelo grupo extremista Talibã , até o final deste mês. Além disso, organizações de defesa dos direitos humanos também pediram que o presidente dos EUA prorrogasse o prazo da retirada de seu país do Afeganistão.

Biden afirmou que 28 mil pessoas já foram removidas do país desde o último dia 14 . "É uma operação incrível. Estamos trabalhando duro e o mais rapidamente possível para retirar as pessoas".

Você viu?

O mandatário acrescentou que, mesmo que a operação tivesse sido iniciada um mês antes, seria igualmente "difícil e dolorosa". "Fizemos uma série de mudanças, incluindo a ampliação do acesso ao aeroporto e à zona de segurança", disse ele.

Em entrevista à emissora britânica Sky News , Suhail Shaheen, um dos porta-vozes do Talibã, afirmou que o grupo ameaça reagir caso os Estados Unidos e o Reino Unido prorrogarem o prazo para concluir a retirada de suas tropas do Afeganistão .

— Com informações da AFP

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários