Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Pedro Knoth
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, debaterá nesta terça-feira (24) com os líderes do G7 o prazo de retirada das tropas militares do Afeganistão, informou o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.

A pauta será incluída na reunião virtual entre os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Itália, União Europeia e Reino Unido, que detém a presidência do grupo, após o grupo fundamentalista islâmico Talibã ameaçar reagir se os governos americano e britânico prorrogarem o prazo para concluir a evacuação.

Durante coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (23), Sullivan afirmou que a data para a evacuação dos americanos de Cabul ainda está em discussão. No entanto, a administração democrata tem condições de retirar todos os seus cidadãos que desejam deixar o Afeganistão até o dia 31 de agosto, prazo estipulado para a conclusão da retirada.

"Nos dias que faltam, acreditamos ter os meios para evacuar os cidadãos americanos que desejam deixar Cabul", afirmou o assessor, enfatizando que acredita que já houve um "enorme progresso na retirada do Afeganistão".

Por fim, Sullivan explicou que o governo está em contato diário com o Talibã e disse que apenas nas últimas 24 horas houve 28 voos militares americanos para retirar pessoas. No total, os Estados Unidos já evacuaram mais de 16 mil pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!