O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, debaterá nesta terça-feira (24) com os líderes do G7 o prazo de retirada das tropas militares do Afeganistão, informou o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.
A pauta será incluída na reunião virtual entre os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Itália, União Europeia e Reino Unido, que detém a presidência do grupo, após o grupo fundamentalista islâmico Talibã ameaçar reagir se os governos americano e britânico prorrogarem o prazo para concluir a evacuação.
Durante coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (23), Sullivan afirmou que a data para a evacuação dos americanos de Cabul ainda está em discussão. No entanto, a administração democrata tem condições de retirar todos os seus cidadãos que desejam deixar o Afeganistão até o dia 31 de agosto, prazo estipulado para a conclusão da retirada.
"Nos dias que faltam, acreditamos ter os meios para evacuar os cidadãos americanos que desejam deixar Cabul", afirmou o assessor, enfatizando que acredita que já houve um "enorme progresso na retirada do Afeganistão".
Por fim, Sullivan explicou que o governo está em contato diário com o Talibã e disse que apenas nas últimas 24 horas houve 28 voos militares americanos para retirar pessoas. No total, os Estados Unidos já evacuaram mais de 16 mil pessoas.