Boris Johnson
Reprodução
Boris Johnson

Todas as medidas de restrição para conter a Covid-19 serão suspensas na Inglaterra no próximo dia 19, anunciou  o premier Boris Johnson nesta segunda-feira, 05, traçando a última etapa do desconfinamento britânico após quase um ano e meio de restrições. O alívio, que alguns especialistas teme ser precipitado, coincide com um aumento de 146% nos novos diagnósticos no país, impulsionado pela variante Delta, cerca de 60% mais contagiosa.

Daqui a duas semanas, não será mais obrigatório usar máscaras ou manter um metro de distância, por exemplo. Boates e teatros poderão reabrir, a recomendação para o trabalho remoto será abolida, assim como os limites para aglomerações. Segundo o governo, a responsabilidade sobre como agir agora será dos ingleses, que deverão "aprender a viver" com o vírus. A decisão final sobre o desconfinamento será confirmada no dia 12, mas não há qualquer indício de que o governo ira voltar atrás.

O próprio premier reconhece que a pandemia esta longe de acabar, começando sua entrevista coletiva com o alerta de que os novos casos podem duplicar nas próximas duas semanas, chegando a 50 mil por dia, e que será necessário se "reconciliar com mais mortes". Ainda assim, ele disse crer que a exitosa campanha de vacinação britânica já está suficientemente avançada e deve continuar a evitar uma piora drástica das internações e óbitos.

"A pandemia está longe de terminar, e certamente não acabará até o dia 19", disse Boris. "No entanto, deveremos ser honestos com nós mesmos. Se não reabrirmos nossa sociedade nas próximas semanas, quando seremos ajudados pela chegada do verão e pelas férias escolares, então quando poderemos voltar ao normal?"

O alívio vale apenas para a Inglaterra, que concentra 55 milhões dos 66 milhões de habitantes do Reino Unido, já que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estabelecem seus próprios cronogramas de restrições.

Como um todo, o país já aplicou ao menos um dose em 66,7% de seus habitantes. Quase metade da população já recebeu as duas doses — uma das maiores taxas do planeta e a segunda maior do continente europeu, atrás apenas de Malta. O plano é que, nas próximas duas semanas, todos os adultos já estejam aptos para se vacinar e ao menos dois terços tenham tomado as duas doses.

"Eu não quero que as pessoas achem que este é o momento para ficar eufórico. Estamos muito longe de não precisar mais lidar com o vírus", disse Boris.

Vacinas eficazes contra a Delta
O passo derradeiro do desconfinamento estava previsto para o dia 21 de junho, mas foi adiado diante do crescimento dos casos no país. O Reino Unido registra hoje uma média de 24,5 mil diagnósticos diários, mas as mortes e internações não crescem na mesma proporção: o coronavírus mata em média 17 britânicos por dia. A maciça parte das novas internações, disse Boris, continuam a ser pessoas não vacinadas.

As vacinas usadas no país são eficientes contra a variante Delta: segundo uma pesquisa preliminar divulgada em junho pelo sistema de saúde inglês, as duas doses da Pfizer-BioNTech evitam internações em 96% dos casos e as duas injeções da Universidade de Oxford-AstraZeneca, em 92% dos pacientes.

Uma injeção única, no entanto, teria apenas 33% de eficácia para conter novas infecções, o que levou o governo a acelerar a aplicação da segunda dose. No último dia 14, havia reduzido o intervalo entre os inoculantes de 12 para oito semanas para todos com mais de 40 anos. Nesta segunda, anunciou que o mesmo valerá para as faixas etárias inferiores.

"Obviamente, se nós encontrarmos uma variante que não responda às vacinas, então claramente precisaremos tomar os passos que forem necessários para proteger o público", disse Boris, respondendo a um repórter sobre uma possível volta das restrições.

Em paralelo, Boris confirmou que o governo irá aplicar doses de reforço em todos com mais de 50 anos ou com comorbidades a partir de setembro, na antecipação dos meses de outono e inverno. Não se sabe ao certo por quanto tempo as doses anti-Covid conferem imunidade, mas já em muitos países já se discute a necessidade de novas doses para reforçar a resposta imunológica, algo que pesquisas vêm mostrando ocorrer.

"Queremos estar na linha de frente das doses de reforço contra a Covid-19 para reduzir ao máximo possível a probabilidade de perda de protção devido ao enfraquecimento da imunidade ou de novas variantes", disse Jonathan Van-Than, vice-chefe médico da Inglaterra na semana passada.

Decisão precipitada?
Antes mesmo de Boris anunciar os detalhes do desconfinamento, especialistas e grupos sindicais já demonstravam temores de que as concessões do governo fossem demasiadamente lenientes. À rádio BBC, o conselheiro científico do governo, Stephen Reicher, disse que a Inglaterra terá "problemas" caso o governo ponha completa e exclusivamente na mão do povo:

"Se o governo ceder completamente a responsabilidade, nós teremos problemas", afirmou. "Para que as pessoas ajam com responsabilidade, a informação é crítica, mas os recursos também (...). Meu medo é que quando o governo te diz para agir com responsabilidade, pode parecer que eles estão dizendo que não levarão a responsabilidade deles a sério".

Já o sindicado Unite, que reúne 1,4 milhão de funcionários do setor de transportes, emitiu um apelo para que o governo repense o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes públicos. Segundo o grupo, a decisão oficial é "absolutamente ridícula" pois o uso de máscaras "não apenas reduz tranmissões, mas dá segurança extra para os motoristas e passageiros nervosos que temem se infectar.

"Nossos membros já relatam que há um aumento dos passageiros ignorando as regras que dizem respeito às máscaras", disse ele. "Pôr um fim à obrigatoriedade seria um ato de grande negligência".

Também em entrevista à BBC, um representante do sindicato da Associação Médica Britânica concordou: "Não faz sentido parar de usar máscaras em ambientes públicos fechados, como no transporte público", afirmou Chaand Nagpaul, o presidente do órgão. "E, no que diz respeito à 'escolha pessoal', lembrem-se que o uso de máscaras em público não protege predominantemente quem a usa, mas aqueles ao seu redor".

O líder da oposição, o trabalhista Keir Starmer, também criticou a decisão. Para ele, algumas medidas legais, como a obrigatoriedade das máscaras no transporte público, deveriam ser mantidas. "É irresponsável simplesmente descartar todas as proteções quando a taxa de infecção está subindo", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!