Investigadores federais realizaram nesta quarta-feira (28) uma operação de busca e apreensão na residência de Rudolph Giuliani , ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump .
Giuliani é investigado há alguns anos por conta de negócios firmados na Ucrânia , que envolvem o governo e oligarcas do país do leste europeu. No apartamento do advogado, aparelhos telefônicos foram apreendidos.
Segundo informações do jornal Los Angeles Times, o ex-prefeito não se pronunciou a respeito do fato, mas antes, já havia chamado a investigação de “pura perseguição política”.
A motivação da abertura do primeiro processo de impeachment aberto contra Trump, ainda em 2020, no qual o republicano foi absolvido, está de forma indireta ligada ao caso de Giuliani.
O advogado é investigado por supostamente ter atuado como um lobista no governo estadunidense sem informar as autoridades responsáveis.
Em troca dessa atuação, políticos e empresários da Ucrânia teriam se comprometido a investigar Joe Biden e o filho para buscar informações que seriam comprometedoras para a campanha dos democratas, que no fim, acabou vencendo Trump nas eleições presidenciais em novembro do ano passado.