Um vídeo que circula nas redes sociais neste sábado (10) mostra um caso de violência policial
que aconteceu nos Estados Unidos
em dezembro passado. Nas imagens, Caron Nazario
, segundo-tenente do Exército dos EUA, tem uma arma apontada em seu rosto pela polícia
durante uma parada de trânsito.
De acordo com a imprensa local, Nazario, que é negro e latino, está processando Joe Gutierrez e Daniel Crocker, os dois policiais do estado da Virgínia que aparecem no vídeo.
O processo, aberto no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Leste da Virgínia em Norfolk, afirma que os policiais violaram os direitos constitucionais do militar, que busca indenizações compensatórias e punitivas.
Na ocasião, Nazario estava com seu uniforme militar e dirigia um carro recém-comprado, que ainda estava sem placa, quando foi parado pelos policiais. No vídeo divulgado neste sábado, é possível ver que os policiais começam a seguir o carro sem placa, pedindo para que ele parasse. Nazario, porém, dirige até um local mais iluminado, e encosta o carro em um posto de gasolina.
Em seguida, os policiais descem da viatura e ordenam que o militar desça de seu carro. Nazario coloca as mãos para fora do carro, como ordenado pelos policiais, mas não desce do veículo, pergunta "o que está acontecendo?" e avisa que "serve o país". Os policiais ignoram as falar de Nazario e continuam ordenando que ele desça do carro.
"Você recebeu uma ordem, obedeça-a", diz um dos policiais. "Honestamente, eu estou com medo de descer do carro", afirma Nazario. "É, você deveria estar com medo", respondeu o policial.
Nesse momento, Nazario
pergunta novamente o que está acontecendo e o que ele fez para estar sendo parado pela polícia
. Um dos policiais, então, aponta uma arma para o seu rosto e pega seu braço para forçá-lo a descer do veículo. Nazario tenta acalmar os policiais, mas um deles espirra spray de pimenta
em seu rosto quatro vezes. Com dificuldades para respirar, o homem desce do carro e é jogado no chão pelos policiais. Assista ao vídeo completo: