A Igreja católica alemã enfrenta crise com a situação
Patrick Fore/Unsplash
A Igreja católica alemã enfrenta crise com a situação

Um dos eclesiásticos mais destacados da Igreja católica alemã, o cardeal de Colônia, se recusa a publicar um relatório sobre abusos sexuais de menores por parte de membros de sua diocese. As informações são da agência de notícias AFP .

"Nos encontramos na maior crise que a  Igreja já viveu, o Arcebispo de Colônia tem fracassado com a instância moral", disse Tim Kurzbach, presidente do conselho diocesano de Colônia, que reúne eclesiásticos e laicos.

Devido à situação, o conselho da Igreja decidiu retirar sua confiança desta autoridade, o monsenhor Rainer Maria Woelki, uma atitude pouco comum, condicionando a retomada da colaboração - particularmente no projeto sinodal para a modernização da Igreja - à publicação deste documento.

Você viu?

"As autoridades devem finalmente assumir sua responsabilidade", insistiu Kurzbach. A decisão foi apoiada pelo comitê central dos católicos alemães, que é influente e representa os laicos na Igreja católica romana na Alemanha.

De acordo com a AFP , o cardeal Woelki, um conservador, é criticado após ter se negado a publicar um estudo independente do qual estava encarregado sobre a possível responsabilidade de altos dignatários de seu arcebispado nos abusos sexuais, provocando a ira das vítimas.

Esta investigação se refere às agressões cometidas em sua diocese entre 1975 e 2018. De acordo com ele, esta decisão ocorre pela proteção dos dados das pessoas citadas e pela falta de independência dos investigadores que levaram adiante o estudo sobre a diocese de Colônia, a maior do país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!