Expectativa é de que o Brasil não esteja na primeira rodada de ligações que o novo presidente fará nos próximos dias
Montagem iG / Eric Haynes; Zeca Ribeiro
Expectativa é de que o Brasil não esteja na primeira rodada de ligações que o novo presidente fará nos próximos dias

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , tem planos de ligar para vários aliados internacionais nos próximos dias, mas o Brasil não será uma prioridade, sinalizou a porta-voz do governo, Jen Psaki, nesta quarta-feira, em sua primeira entrevista coletiva na Casa Branca.

"Não há data para conversas com o Brasil ", disse Psaki, em resposta à repórter Raquel Krähenbühl da Globo News, antes de observar, porém, que a agenda ambiental será uma das prioridades do novo governo. "Teremos mais o que falar sobre o Brasil nos próximos meses".

Em setembro, durante o primeiro debate entre os candidatos à Presidência dos EUA, Biden  citou propostas para Amazônia e sugeriu "consequências econômicas" caso a devastação da floresta continuasse.

"A Floresta Amazônica no Brasil está sendo destruída, arrancada. Mais gás carbônico é absorvido ali do que todo carbono emitido pelos EUA . Eu tentarei ter a certeza de fazer com que os países ao redor do mundo levantem US$ 20 bilhões e digam (ao Brasil): 'Aqui estão US$ 20 bilhões, pare de devastar a floresta. Se você não parar, vai enfrentar consequências econômicas significativas '", afirmou o então candidato democrata, sem entrar em detalhes sobre que consequências seriam essas.

Mais cedo nesta quarta-feira, o  presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Biden por sua posse como novo presidente dos EUA em mensagem publicada no Twitter. Ele também informou que havia enviado uma carta ao líder americano na qual expôs sua "visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA ".

Aliado do agora  ex-presidente Donald Trump, o presidente brasileiro demorou mais de um mês para reconhecer a vitória do democrata nas eleições de novembro passado, e durante esse tempo insistiu em dizer que houve fraude na disputa, alegação falsa que vinha sendo feita por Trump desde sua derrota.

A primeira reunião de Biden com um líder internacional acontecerá daqui a dois dias, na sexta-feira, com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. A ligação, segundo a porta-voz, terá como foco principal o relacionamento dos EUA com o Canadá, bem como a ordem executiva de Biden para revogar a licença de construção do oleoduto Keystone XL, que transportaria petróleo do Canadá até as refinarias nos EUA.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!