País conta com 12 milhões de doses de vacinas; mais de 2,7 milhões já receberam imunização
Leah Millis/Reuters
País conta com 12 milhões de doses de vacinas; mais de 2,7 milhões já receberam imunização

Serão necessários muitos meses até que a vacinação contra a Covid-19 comece a demonstrar resultados nos Estados Unidos, segundo autoridades de saúde. Mais de 12 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus  (Sars-CoV-2) foram distribuídas no país, com 2,7 milhões de aplicações. 

O andamento da vacinação está mais lento do que os governantes esperavam, mas Anthony Fauci, epidemiologista-chefe dos Estados Unidos, afirma que os primeiros resultados devem começar a aparecer no começo da primavera.

“Em abril, já teremos vacinado uma grande quantidade de pessoas do grupo de risco e profissionais da saúde. É quando pretendemos começar a vacinação em massa, que realmente irá impactar no andamento da doença”, diz Fauci. “Se vacinarmos de forma consistente em abril, maio, junho e julho, chegaremos logo na imunidade de rebanho”. 

Situação dos EUA

Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas dos EUA
NIH/DIVULGAÇÃO
Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas dos EUA

Em entrevista para a CNN, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, afirmou que “dias ainda mais sombrios estão por vir”.

Em todo o país, mais de 125 mil pessoas estão hospitalizadas com a doença que já levou a vida de 346 mil americanos. Nos últimos quatro dias de 2020, os Estados Unidos bateram recorde de internações por conta da Covid-19 . Segundo profissionais de saúde, os números foram alavancados pelas festividades do feriado de Ação de Graças, no fim de novembro.

No estado da Georgia, o governador Brian Kemp afirmou que o número de internações dobrou na comparação com o momento em que a pandemia esteve controlada. A região já tem dificuldades de vacância para novos leitos de Covid-19.

“Mesmo sem a Covid-19 , o inverno é uma época conturbada nos hospitais”, afirma a Dra. Cara Christ, diretora da Secretaria de Saúde do Arizona, onde a situação também preocupa os especialistas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!