Por determinação do governo federal da Espanha, Madri deverá adotar o lockdown parcial . A capital possui uma das piores taxas de infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) da Europa — cerca de 777 casos a cada 100 mil habitantes.
O governo federal já havia recomendado que Madri inteira entrasse em confinamento. Recentemente, o ministro da Saúde, Salvador Illa, anunciou novas regras para conter a disseminação de Covid-19 .
"A saúde de Madri é a saúde da Espanha. Madri é especial", declarou Illa. Para ele, a situação da capital espanhola é "complexa e preocupante".
De acordo com os novos critérios do governo espanhol , devem entrar em lockdown todos os municípios com mais de 100 mil habitantes que tenham incidências maiores que 500 infecções a cada 100 mil pessoas, com pelo menos 10% dos testes dando positivo para Covid-19 e 35% dos leitos de UTI ocupados com pacientes da doença.
Como Madri e mais nove municípios da região metropolitana se enquadram nas regras, eles serão obrigados a adotar o lockdown. Assim, os moradores não poderão sair dessas áreas sem que haja um motivo essencial, como trabalho, escola ou consultas médicas.
A governadora de Madri declarou que irá acatar a medida, mas pretende recorrer à Justiça para tentar anular a determinação .