Movimentação de pessoas no parque do Ibirapuera em São Paulo
Anderson Lira / FramePhoto / Agência O Globo
Movimentação de pessoas no parque do Ibirapuera em São Paulo

A quantidade de jovens entre os contaminados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) triplicou em cinco meses, segundo informações de um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em meio à pandemia da Covid-19 .

De acordo com os dados da entidade, o percentual de pacientes entre 15 e 24 anos passou de 4,5% a 15% de 24 de fevereiro a 12 de julho. Nesse período, seis milhões de pessoas tiveram o teste positivo para a Covid-19 no mundo.

Além dos Estados Unidos, que lideram o ranking de número de casos do novo coronavírus, com 4.8 milhões de registros, países europeus asiáticos dizem que muitas ovas infecções ocorreram entre jovens por conta de eles frequentarem festas e baladas.

"Os mais novos tendem a ser menos vigilantes quanto ao uso de máscaras e ao distanciamento social", disse Neysa Ernst, gerente de enfermagem de unidade de Biocontenção do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA.

Você viu?

"Viagens aumentam as chances de pegar e transmitir covid-19", completou ao acrescentar que os jovens são mais propensos a ir a praia ou bar ou sair para comprar alimentos.

Já entre os pacientes com idades entre 5 e 14 anos, a proporção de infectados foi de 0,8% para cerca de 4,6% de fevereiro a julho. O crescimento ocorre em meio ao aumento da testagem da população, mas isso também leva especialistas em saúde pública a ficarem preocupados com a reabertura das escolas.

O imunologista e diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, alertou os jovens no último mês a darem continuidade ao distanciamento social, uso de máscaras e evitarem aglomerações.

O diplomata também alertou que pessoas assintomáticas também transmitem o novo coronavírus. Em vários países, especialistas de saúde incentivaram ações semelhantes ao relatar que os jovens infectados mostram poucos sintomas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!