covid-19
Repdoução de Internet
Transtornos psicológicos afetam pacientes recuperados pela covid-19


Especialistas do hospital San Raffaele, em Milão, na Itália, desenvolveram um estudo que aponta que 55% dos 402 pacientes recuperados da Covid-19 (Sars-cov-2) - e que permaneceram monitorados -  desenvolveram problemas psiquiátricos ligados ao trauma da doença.


O estudo foi realizado com base em pesquisas clínicas e questionários de autoavaliação. Cerca de 28% dos recuperados, que apresentaram sintomas de problemas psiquiátrcos, desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático , outros 31% depressão e 42% ansiedade . Somados aos fatores psiquiátricos surgiram casos de insônia em 40% dos pacientes e 20% se tornaram obsessivos-compulsivos.

Foram avaliados 265 homens e 137 mulheres na pesquisa, que constatou que as mulheres sofreram mais que os homens com trantornos psisológicos. Pacientes que haviam sido diagnosticados como transtorno psiquiátrico antes da Covid-19 sofreram mais do que os pacientes sem histórico.

Os pesquisadores concluiram que os distúrbios podem ser causados "pela resposta imune ao próprio vírus ou por estressores psicológicos, como isolamento social, impacto psicológico de uma nova doença grave e potencialmente fatal, preocupações com a infecção de outras pessoas e estigma".

    Veja Também

      Mostrar mais