Trump afirmou que EUA está fazendo um
Spencer Platt/Getty Images
Trump afirmou que EUA está fazendo um "trabalho muito bom" com testagens


Em coletiva de imprensa realizada hoje (22), a assessoria de imprensa da Casa Branca afirmou que o comentário feito sobre a diminuição de testes por Covid-19, proferido por Donald Trump em um comício realizado no último sábado (20) , não passa de uma brincadeira.


Segundo a assessora Kayleigh McEnany, foi um “comentário feito de passagem”. Trump teria usado a fala como uma estratégia para alfinetar a imprensa. McEnany diz que o presidente destacou “o fato de que a mídia nunca reconhece que temos mais casos” porque os testes estão acontecendo.

A assessora foi questionada por um jornalista sobre se a brincadeira era apropriada para o momento. Os Estado Unidos já registra mais de 120 mil óbitos causados pela doença transmitida pelo novo coronavírus.

Você viu?

"Ele não estava fazendo piadas sobre o coronavírus. Acabei de dizer que ele estava brincando com a mídia e com o seu fracasso em entender que, quando você testa mais, você também encontra mais casos", justificou McEnany.

A assessora também precisou retratar uma fala feita por Trump para o Instituto de Pesquisa Scripps, em que afirma que os Estados Unidos está fazendo um “trabalho muito bom”. "Se diminuiu [a quantidade de testes aplicados], honestamente... Acho que estamos muito à frente de nós mesmos, se você quer saber", afirmou o presidente.

À CNN norte-americana, McEnany informou que a fala é uma evidência de que o país realizou mais de 25 milhões de testes.

Ela informou ainda que 500 mil estadunidenses estão sendo testados todos os dias nos EUA e que o Institutos Nacionais de Saúde (NIH) investiu US$ 1,8 bilhão para melhorias no sistema de testagem. “Qualquer sugestão de que a quantidade de testes seria reduzida não tem embasamento em fatos", disse a assessora

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários