O diretor-geral da OMS alertou para a necessidade de países se prepararem para eventuais novas pandemias
Reprodução/Twitter
O diretor-geral da OMS alertou para a necessidade de países se prepararem para eventuais novas pandemias

A pandemia de Covid-19 segue em avanço e atingiu mais 1 milhão de casos em apenas 8 dias, alertou nesta segunda-feira (22) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Neste domingo (21), o mundo registrou recorde de novas infecções. Foram 183 mil novos casos, sendo o Brasil o país com mais novos casos relatados.

"Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, política. Seus efeitos serão sentidos durante décadas", afirmou Tedros em uma conferência virtual organizada em Dubai.

O alerta da OMS vem em um período em que muitos países avançam no plano de reabertura econômica e de flexibilização do isolamento social. Segundo afirmou o diretor-geral na semana passada, esta nova fase é "perigosa", já que o vírus continua se propagando em alta velocidade e causando número significativo de mortes.

"Foram necessários mais de três meses para alcançar o primeiro milhão de casos registrados. O último milhão de contágios aconteceu em apenas oito dias ", afirmou Tedros.

O diretor da OMS também pediu aos governos que se preparem para futuras pandemias que podem acontecer "em qualquer país a qualquer momento e matar milhões de pessoas, porque não estamos preparados"

"Não sabemos onde nem quando acontecerá a próxima pandemia, mas sabemos que terá um impacto terrível sobre a vida e economia mundiais", advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!