Pacientes com Covid-19 na UTI de hospital privado em São Paulo
Edilson Dantas / Agência O Globo
Pacientes com Covid-19 na UTI de hospital privado em São Paulo

O mundo registrou nesta quinta-feira (18) um recorde diário de notificações de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) ao confirmar mais de 150 mil diagnósticos positivos para a Covid-19 , mostra um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, e, de acordo com essas informações, o continente americano foi o maior responsável pelo recorde, com aproximadamente metade de todas as notificações enviadas à OMS.

"A pandemia está acelerando. O mundo está em uma fase muito perigosa. Pessoas estão cansadas de ficar em casa, países querem reabrir a economia, mas o vírus continua a ser transmitido de forma rápida e letal, e a população continua suscetível [a contrair a doença]. Pedimos a todos que continuem vigilantes", disse Adhanom.

Na América estão os dois países mais atingidos pela Covid-19, os Estados Unidos e o Brasil. Entre os mais de 150 mil casos no mundo em 24 horas, cerca de 22 mil aconteceram apenas no Brasil, aproximadamente 14% do total.

Você viu?

Para o diretor do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, é preciso considerar as diferenças entre os Estados, dadas as grandes dimensões do País. Atualmente os maiores índices brasileiros do momento estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Pernambuco.

"Vimos um achatamento da curva em alguns lugares, mas em outros houve aumento de casos. A situação dentro do Brasil varia. Essa é uma questão importante em países grandes e federativos", afirmou Ryan.

Apesar do quadro ser considerado preocupante, Ryan voltou a dizer que o sistema de saúde brasileiro está conseguindo lidar com todos os casos do novo coronavírus.

"Os profissionais de saúde da linha de frente são um grupo muito corajoso, que vem trabalhando com muito empenho nas últimas semanas. Entre sociedade e governo, todos precisam trabalhar em prol dos cidadãos. Continuaremos a dar todo o apoio necessário para suprimir a infecção e salvar vidas."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!