O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, voltou a criticar as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil . Ele comparou a situação do país latino-americano com o da Suécia. Trump aproveitou para comparar o cenário dos EUA caso tivesse adotado uma postura igual a dos dois países e afirma que o país norte-americano teria 2 milhões de mortos.
Leia também:
- Covid-19: Mundo tem 382,8 mil mortes e 6,4 milhões de casos, diz OMS
- Covid-19: autor de plano da Suécia admite falhas e reconhece erro estratégico
- Vacina de Oxford contra Covid-19 será testada no Brasil
Trump disse que Brasil está “passando por dificuldades”. “A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível”, afirmou. “Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas", comparou Trump.
Você viu?
As afirmações foram feitas hoje a jornalistas em coletiva na Casa Branca. Ao falar do Brasil, Trump destaca que o país manteve escolas, empresas e restaurantes abertos, sem aderir a um modelo de confinamento rígido.
Segundo o presidente norte-americano, o Brasil, assim como a Suécia, só tem investido em medidas voluntárias de higiene pessoal e distanciamento social.
Os Estados Unidos lideram o ranking de número de casos e de mortes por Covid-19 . O país está prestes a alcançar os 2 milhões de infectados e tem 108 mil mortos.
Já o Brasil
é o segundo país com o maior número de casos, mas ontem se tornou o terceiro em número de mortes no mundo
. Além disso, na última semana o país tem registrado recordes de morte: por três dias consecutivos, país registrou mais de mil mortes diárias. O país tem mais de 614 mil casos acumulados.