Italiana passou 17 meses em cativeiro
Divulgação
Italiana passou 17 meses em cativeiro

Um porta-voz do grupo terrorista somali Al Shabab disse que recebeu dinheiro pelo resgate da voluntária italiana Silvia Romano, que passara 17 meses em cativeiro na África Oriental, e que parte do montante será usada para financiar a "jihad", a guerra santa islâmica.

As declarações foram dadas por Ali Dhere, um dos principais expoentes da milícia, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, que afirmou ter chegado ao porta-voz "graças a um político de Mogadíscio".

Leia também: Mulher libertada após mais de um ano sequestrada na Somália se converte ao Islã

Ali Dhere não informou o valor do suposto resgate nem quem o teria pagado, mas disse que parte do dinheiro será usada para "comprar armas, das quais precisamos cada vez mais para levar a jihad adiante".

Você viu?

"O resto servirá para administrar o país: pagar escolas, comprar a comida e os remédios que distribuímos para nosso povo, para formar os policiais que mantêm a ordem e fazem respeitar as leis do Corão", acrescentou.

Ligado à Al Qaeda, o Al Shabab controla parte do território da Somália, sobretudo áreas rurais, e comete recorrentes atentados para forçar a saída de tropas da União Africana e de drones dos Estados Unidos do país.

Leia também: Jovem italiana que se converteu ao Islã após sequestro sofre ameaças

No mais grave deles, em 14 de outubro de 2017, mais de 500 pessoas morreram na explosão de dois caminhões-bomba em frente a um hotel no centro da capital Mogadíscio. Na entrevista ao Repubblica, Ali Dhere disse que Romano era uma "preciosa mercadoria de troca" e que os terroristas não a forçaram a se converter ao Islã.

A italiana de 24 anos havia sido sequestrada em novembro de 2018, no Quênia, e foi libertada no último sábado (9), perto de Mogadíscio, em uma operação dos serviços de inteligência de Roma. A Itália, no entanto, não deu detalhes sobre como foi feito o resgate.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!