Um teste inusitado feito no Japão mostrou a velocidade de propagação do Covid-19 e a importância de se evitar aglomerações, principalmente em restaurantes com buffet. Usando uma tinta como "vírus", o estudo mostrou a rapidez com que os participantes foram contaminados: menos de meia hora.
Leia também: Covid-19: vírus já circulava no Brasil em janeiro, afirma Fiocruz
O experimento, realizado pela rede de TV japonesa NHK, aconteceu da seguinte forma: um dos participantes teve as mãos pintadas com uma tinta fluorescente, que só fica vísivel sob a luz negra. Depois, utilizou o buffet normalmente, assim como os outros participantes.
Cerca de 30 minutos depois, a luz negra foi acesa e mostrou que todos estavam com alguma parte do corpo pintada com tinta, alguns inclusive com o rosto e a boca manchados.
Leia também: Liberação de salões de beleza não passou pelo Ministério da Saúde, diz Teich
A ideia era mostrar o risco de reabrir locais que possam forçar aglomerações ou o uso compartilhado de objetos, como acontece em restaurantes de self-service, durante o atual estágio da pandemia e comprovar que o contágio do vírus pode acontecer rapidamente em locais fechados.