Mike Ryan, diretor-executivo da OMS
Reprodução Globonews
Mike Ryan, diretor-executivo da OMS

Michael Rayan , diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) , reforçou nesta segunda-feira (13) os critérios que países devem considerar antes de decidir relaxar ou suspender as medidas de isolamento social de contenção ao Covid-19.

São eles: a transmissão da  Covid-19 deve estar controlada; o sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos; os riscos de surtos devem estar minimizados em condições especiais, como instalações de saúde e casas de repouso; medidas de prevenção devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e lugares aonde essenciais; riscos de importação devem poder ser administrados e as comunidades devem estar educadas e engajadas  para se ajustarem à nova norma.

Veja também: "Se fossem leões nas ruas, respeitariam isolamento", diz secretário do Rio

O diretor-executivo do programa de emergências alertou também que a utilização de máscaras não é uma alternativa segura à quarentena. "Máscaras não são uma alternativa à quarentena. E nós dissemos isso publicamente várias vezes: a OMS vai apoiar países que querem implementar uma estratégia mais ampla de usar máscaras ou de cobrir o rosto, desde que seja parte de uma estratégia mais abrangente", disse.

Você viu?

Segundo Rayan, o uso de máscaras deve ser incorporado a estratégias de testagem, isolamento social e cuidados de higiene, bem como higienização constante das mãos. O diretor salientou ainda que não que não se pode substituir a quarentena por "nada" no combate à doença. 

Leia mais: Papa alerta para risco de violência contra mulheres no isolamento

"Existem coisas que precisam ser feitas, você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada, comprometida, engajada e empoderada. Nós precisaremos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível" alertou. "Teremos que ter esses comportamentos adaptados – em termos de higiene pessoal, distanciamento físico, sermos cuidadosos – por um longo tempo", completou.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!