Imagens mostram estrutura do USNS Confort, que segue praticamente vazio por causa das burocracias
Reprodução
Imagens mostram estrutura do USNS Confort, que segue praticamente vazio por causa das burocracias

"Se eu puder ser franco, direi que isso é ridículo e uma grande piada. Se não vão nos ajudar, qual o sentido?". É assim que o médico Michael Dowling, chefe do Hospital Northwell Health, localizado em Nova York, avalia a 'ajuda' oferecida até o momento pelo navio hospital USNS Confort, da Marinha dos EUA, no combate a Covid-19, em entrevista ao The New York Times.

Leia também: EUA tem novo recorde com 1.169 mortes por Covid-19 em 24 horas

Destacado pelo governo de Donadl Trump para auxiliar na batalha contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e ancorado no porto de Nova York desde o início da semana, o navio conta com uma estrutura hospitalar considerável e tem espaço para receber diversos pacientes. Entretanto, a burocracia tem dificultado a utilização dos leitos, que têm apenas 20 pacientes até o momento.

Outra embarcação, o  USNS Mercy , está ancorado em Los Angeles e também passa pela mesma situação: de acordo com o capitão, John Rotruck, apenas 15 pacientes estão sendo tratados no local.

Segundo informações, o objetivo inicial do uso das duas embarcações era aliviar os centros de tratamento intensivo dos hospitais norte-americanos que estão sobrecarregados, transferindo para os navios os pacientes que não estivessem infectados com a Covid-19 .

Você viu?

Entretanto, a burocracia e a extensa lista de protocolos militares têm evitado que tanto o Comfort quando o Mercy possam receber mais pacientes, o que gerou revolta entre médicos e funcionários de hospitais das cidades mais atingidas pelo vírus.

"Muitos podem dizer 'obrigado por disponibilizar esses lugares maravilhosos e esta estrutura excelente', mas nós estamos vivendo uma crise . Isso aqui se transformou em um campo de batalha. Não tem sentido querer dividir as pessoas. O ideal seria abrir para qualquer paciente", ressalta Dowling.

Leia também: Covid-19: Espanha ultrapassa Itália em número de casos; isolamento é prorrogado

Entre os principais problemas apontados pelos críticos estão o fato de que os navios não estão aceitando pacientes com diversos tipos de doença e que as ambulâncias não têm conseguido acessar diretamente as embarcações, necessitando primeiro da avaliação e autorização de algum hospital.

Ainda de acordo com a publicação, a expectativa é que o navio USNS Confort receba os pacientes que estão sendo tratados no centro de convenções Manhattna. Porém, ainda é incerto quando isso será realizado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!