Saída oficial do Reino Unido da União será nesta sexta-feira (31)
Reprodução/Twitter/@FlashMob4EU
Saída oficial do Reino Unido da União será nesta sexta-feira (31)

Um grupo de ativistas britânicos se manifestou em frente ao Parlamento do Reino Unido nesta quinta-feira (30) contra a saída do país da União. O protesto ocorre um dia antes da data oficial do Brexit , que é nesta sexta, e, apesar da manifestação, o clima já era de desânimo.

Parlamento da União Europeia aprovou nesta quarta-feira (29) o acordo do Brexit e concluiu o último passo formal antes da saída do Reino Unido do bloco.

O texto recebeu 621 votos a favor e 49 contra, além de 13 abstenções. Na semana passada, o acordo já havia sido aprovado pelo Parlamento britânico e sancionado pela rainha Elizabeth II.

O pacto do Brexit mantém o Reino Unido sob regras europeias até o fim de 2020. Após a transição, a ilha da Grã-Bretanha sairá da UE e da união aduaneira, mas a Irlanda do Norte terá uma espécie de status duplo. Por um lado, Belfast permanecerá no território aduaneiro do Reino Unido e será incluída em qualquer futuro acordo comercial fechado por Londres.

Leia também: Eleições nos EUA, Brexit e mais: 4 fatos para você ficar de olho em 2020

Por outro, será um ponto de entrada para a zona aduaneira europeia. Ou seja, o governo do Reino Unido aplicará, em nome da UE, tarifas europeias sobre produtos estrangeiros que arrisquem entrar na República da Irlanda e, por consequência, no mercado comum do bloco. Não haverá aduanas na ilha, e todos os controles alfandegários serão feitos nos portos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários