Trump
Agência Brasil
Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6), em sua conta do Twitter, que o Irã nunca terá uma arma nuclear. A declaração ocorre após um ataque norte-americano contra o país, que matou o general iraniano Qassam Soleimani. 

O comentário de Trump veio também após o Irã ter comunicado, neste domingo (5), que não respeitará mais o acordo nuclear de 2015 e portanto poderá fazer o enriquecimento do urânio sem qualquer restrição. Segundo o acordo, o processo de enriquecer o elemento fica limitado a 3,6%. 



Você viu?

O acordo nuclear foi assinado em julho de 2015 , após 20 meses de negociações entre o governo da República Islâmica do Irã e um grupo de países liderados pelos EUA. Trump, no entanto, já havia se retirado do acordo em maio de 2018.

Leia também: Trump faz ameaças e diz que só deixa o Iraque quando país pagar por base militar

Já em  julho do ano passado, o Irã, por meio do porta-voz da Organização da Energia Atômica do país, Behruz Kamalvandi, declarou que o país estava "totalmente preparado para enriquecer urânio a qualquer nível e com qualquer quantidade". Na época, o processo de enriquecimento superou a taxa fixada em 3,67% e alcançou os 5%.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!