Morte de militar iraniano causou a retirada do Irã do acordo nuclear de 2015; EUA já não fazia mais parte do pacto
Reprodução
Morte de militar iraniano causou a retirada do Irã do acordo nuclear de 2015; EUA já não fazia mais parte do pacto

Em comunicado deste domingo (5) o Irã anunciou que não vai mais respeitar o acordo nuclear firmado em 2015 e portanto poderá fazer o enriquecimento do urânio sem qualquer restrição. Segundo o acordo, o processo de enriquecer o elemento fica limitado a 3,6%. 

A decisão foi tomada durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional do Irã, que abordou a política nuclear do país apões a morte do general Qassim Soleimani, ocorrida em um ataque aéreo norte-americano, em Bagdá, na última quinta-feira (2).

Militares do Irã duvidam que Trump cumpra ameaças que fez: "não teria coragem"

 O governo de Teerã, porém, também informou que pode retornar ao acordo nuclear caso a sanções impostas pelos Estados Unidos contra o país sejam retiradas e os interesses do Irã garantidos.

Corpo do general Soleimani chega ao Irã e cortejo é acompanhado por multidão

 O urânio de baixo enriquecimento é usado tanto para produzir combustível para reatores nucleares, como para o desenvolvimento de armas nucleares .


Entenda

O acordo nuclear foi assinado em julho de 2015 , após 20 meses de negociações entre o governo da República Islâmica do Irã e um grupo de países liderados pelos EUA.

O presidente Donald Trump, no entanto, já havia se retirado do acordo em maio de 2018.

Trump diz que tem 52 alvos do Irã na mira caso americanos sejam atacados

 Já em  julho do ano passado, o Irã, por meio do porta-voz da Organização da Energia Atômica do país, Behruz Kamalvandi, declarou que o país estava "totalmente preparado para enriquecer urânio a qualquer nível e com qualquer quantidade".

Na época, o processo de enriquecimento superou a taxa fixada em 3,67% e alcançou os 5%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!