ABU DHABI - O presidente Jair Bolsonaro acaba de chegar ao aeroporto de Abu Dhabi , capital dos Emirados Árabes, onde participa em instantes de cerimônia em homenagem aos mártires do país, conhecido como “oásis da dignidade”, soldados e pessoas que se sacrificaram em nome da nação. Será recebido pelo diretor de Assuntos Relativos a Mártires. E saudado por uma cerimônia militar. É o único evento público do presidente hoje.

Leia também: Bolsonaro visita países do Oriente Médio em busca de investimentos

Bolsonaro desembarca em Abu Dhabi
José Dias/PR
Bolsonaro desembarca em Abu Dhabi


Leia também: Bolsonaro desembarca na China e garante: “Estou em um país capitalista”

Os Emirados hoje são o segundo destino das exportações brasileiras no mundo árabe, principalmente de carne. Havia um temor de que a aproximação do governo Bolsonaro com Israel gerasse retaliações no setor agropecuário, que ainda não se concretizaram.

Além da intenção de atrair investimentos e aumentar as exportações agrícolas, o Brasil tem interesses na área de defesa tanto nos Emirados Árabes quanto na Arábia Saudita , mas estes são mantidos em sigilo. Outro desafio para a diplomacia brasileira é deixar clara sua posição sobre o Irã , já que tanto os emiradenses quanto os sauditas trabalharam fortemente para que os EUA deixassem o acordo nuclear com o Irã assinado por Barack Obama em 2015.

Leia também: Bolsonaro chega ao Japão em giro por Ásia e Oriente Médio

O acordo foi rompido pelo presidente americano Donald Trump em 2018, e as monarquias árabes cobram do Brasil uma posição contra o pacto, que à época foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!