Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Divulgação/Official White House/Shealah Craighead
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos EUA,  Donald Trump , obteve uma vitória na justiça com uma decisão que, pelo menos por enquanto, permite que ele não seja obrigado a entregar seus dados do imposto de renda referentes aos últimos oito anos.

 A decisão da Corte de Apelações, emitida nesta segunda-feira, ocorreu horas depois de um juiz de Nova York atender ao pedido de um promotor para ter acesso às informações fiscais de Trump referentes ao período entre 2011 e 2018, hoje em poder da empresa de contabilidade Mazars USA . A medida faz parte de uma investigação criminal sobre os negócios do presidente e de sua família.

Leia também: Surge segundo denunciante disposto a testemunhar contra Trump

Na visão dos advogados do presidente, porém, ele não poderia ser alvo de uma investigação por conta da imunidade presidencial, alegando que, sob as regras constitucionais, ele só poderia ser investigado após deixar a Casa Branca. O juiz não concordou.

“A noção expansiva de imunidade constitucional, invocada aqui para proteger o juiz de um processo judicial pode constituir um excesso do poder Executivo”, escreveu o juiz Victor Marrero , ressaltando que tal ideia “não encontra suporte no texto da Constituição ou na história”, e deixaria o presidente e sua família “acima da lei”.

Leia mais: Coreia do Norte suspende negociações nucleares com EUA

Logo após o anúncio, Trump foi ao Twitter acusar os democratas de perseguição.

“Os democratas radicais de esquerda fracassaram em todas as frentes, agora então eles pressionam os promotores democratas da cidade e do estado de Nova York para pegar o presidente Trump. Uma coisa assim jamais aconteceu a um presidente antes. Nem perto disso”, publicou na manhã desta segunda-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!