Planeta

Planeta circula em estrela anã vermelha
Hubble Space / Reprodução / Twitter
Planeta circula em estrela anã vermelha

Astrônomos que pesquisam estrelas próximas à Terra descobriram um planeta gigante, semelhante a Júpiter (que é cerca de 2 a 3 vezes maior que aTerra), circulando em uma pequena estrela anã vermelha, a 31 anos-luz de distância. A incomum combinação, apresentada em artigo na revista “Science“, amplia o conhecimento humano sobre como se formam os planetas .

Denominado GJ 3512 b, o exoplaneta tem pelo menos 46% da massa de Júpiter e é 150 vezes mais massivo que a Terra . Já a massa da sua estrela hospedeira, GJ 3512, equivale a 12% da do Sol, ou 126 vezes a massa de Júpiter .

Leia também: Nasa registra pela primeira vez fenômeno em que buraco negro "devora" estrela

Pela órbita feita pelo GJ 3512 b, o astrônomo espanhol Juan Carlos Morales, da Universidade Autônoma de Barcelona, e seus colegas escreveram na “Science” que suspeitam da existência de outro planeta de dimensões semelhantes no mesmo sistema – por enquanto, chamado de GJ 3512 c.

Em geral, as estrelas recebem 99,99% da massa de seus sistemas solares , e apenas 0,01% das sobras vai para seus planetas . “Aqui, é mais como uma parte em 300”, comentou Greg Laughlin, astrônomo da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Leia também: NASA quase 'perdeu' asteroide gigante que passou próximo da Terra

Laughlin acrescentou que os planetas gigantes que circundam pequenas estrelas são raros. “Esta não é a primeira exceção, mas [este] é o tipo de planeta que você normalmente esperaria encontrar em torno de estrelas do tipo do Sol”, afirmou.

Sem interferência

Segundo Morales e seus colegas, o caso do sistema GJ 3512 é difícil de explicar por modelos padrão de formação planetária . Nesses modelos, os planetas gigantes de gás primeiramente acumulam um núcleo sólido e depois varrem o gás do disco protoplanetário de sua estrela. O processo parece não funcionar bem em discos protoplanetários circulando estrelas tão pequenas quanto a GJ 3512.