O furacão Dorian atingiu o arquipélago das Bahamas nesta segunda-feira (2) e deixou ao menos uma vítima. O ministro das Relações Exteriores do país, Darren Henfeld, por sua vez, disse que "há indicações de diversos mortos".
Leia também: Brasileiros que vivem na Flórida se preparam para furacão Dorian
"Os danos no arquipélago são "catastróficos", afirmou Henfeld sobre a passagem do furacão Dorian . "Temos indicações de diversos mortos e de corpos vistos pelas ruas, mas ainda não conseguimos confirmar", acrescentou.
De acordo com a rede de TV CNN , um menino de oito anos morreu afogado nas Ilhas Ábaco, um dos arquipélagos que formam o país caribenho. Sua avó, Ingrid McIntosh, disse à emissora que a irmã da vítima está desaparecida.
"É um furacão monstruoso, rezem por nós", afirmou o primeiro-ministro das Bahamas , Hubert Minnis, que declarou ainda no Twitter que a devastação nas Ilhas Ábaco é "sem precedentes".
O olho do furacão está sobre Grande Bahama, ilha mais setentrional do país e que enfrenta um blecaute total por causa da tempestade. A Cruz Vermelha estima em pelo menos 13 mil o número de casas destruídas.
O fenômeno atingiu o arquipélago com ventos de até 285 quilômetros por hora, mas perdeu intensidade após tocar terra firme e foi rebaixado para a categoria quatro, em uma escala de um a cinco. Esse é o furacão mais forte nas Bahamas na história moderna.
Leia também: Furacão Dorian devasta as Bahamas e se aproxima da Flórida
O furacão Dorian deve atingir a Flórida, nos Estados Unidos, entre a noite desta segunda e a manhã desta terça (3). Na Carolina do Sul, o governador Henry McMaster ordenou a evacuação de todo o litoral do estado. A medida afetará cerca de 1 milhão de pessoas.