Tamanho do texto

Inicialmente, os veículos autônomos circulam em área do Brooklyn Navy Yard, no bairro do Brooklyn, e deverão levar mais de 16 mil passageiros por mês

Planeta

Carro sem motorista arrow-options
Reprodução/Twitter
Frota de carros sem motorista começará a rodar em Nova York.

Seis veículos autônomos de seis lugares cada oferecem desde hoje viagens gratuitas em um raio de 1,6 km do Brooklyn Navy Yard, em Nova Yor k. A iniciativa é operada pela Optimus Ride, startup nascida em 2015 no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Leia também: Policiais a cavalo conduzem homem negro amarrado e geram revolta nos EUA

Trata-se do primeiro serviço de carro sem motorista a ser lançado em Nova York – a maioria dos testes nos EUA ocorreu no Arizona. A área escolhida (o Brooklyn Navy Yard é uma área industrial no Brooklyn) proporciona viagens em um circuito fechado e em um ambiente previsível. Por enquanto, nada de encarar o trânsito caótico de Manhattan, portanto.

O serviço funciona continuamente entre 7h00 e 22h30, todos os dias da semana. O trajeto-base é entre a parada da balsa de Nova York, na Doca 72, e a Cumberland Gate, na Flushing Avenue. Nos fins de semana, eles vão entre o cais e o recém-renovado Edifício 77 durante os mesmos períodos de tempo.

Parceria

O Brooklyn Navy Yard contratou a Optimus Ride como parceira, já que a Navy Yard está sob um projeto de expansão de US$ 1 bilhão, que pretende dobrar sua base de inquilinos para 20 mil pessoas até 2021.

Leia também: Som de moto é confundido com tiroteio e causa pânico em Nova York; assista

“O lançamento do nosso sistema de veículos autônomos em Nova York, no Brooklyn Navy Yard, é outra validação: não só o sistema Optimus Ride é um meio de transporte seguro e eficiente, como também os veículos autônomos podem resolver problemas do mundo real em ambientes estruturados – hoje”, afirmou Ryan Chin, CEO da Optimus Ride.

O programa do Brooklyn é o primeiro teste da empresa no estado de Nova York. A Optimus Ride também garantiu acordos para lançar programas de testes na Virgínia, na Califórnia e em Massachusetts.