O jornalista Glenn Greenwald e seu marido, David Miranda, apresentaram uma solicitação emergencial de visto para seus filhos no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. A autorização foi concedida nesta segunda-feira (29), uma semana depois do pedido ser feito. Inicialmente, no entanto, o Consulado havia informado que o visto ficaria pronto no mesmo dia.
Leia também: Moro tinha dúvidas sobre a delação de Palocci, sugere vazamento de procuradores
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo , David Miranda levou pessoalmente os documentos das crianças ao Consulado americano na última segunda-feira (22), onde o informaram que o visto havia sido aprovado e ele poderia voltar para buscar os passaportes às 14h do mesmo dia.
Ainda segundo a Folha , o deputado, porém, foi surpreendido ao ser informado que seriam necessárias informações adicionais. Entre elas, em que João Victor e Jonathan trabalharam nos últimos 15 anos, mas as crianças têm 11 e 10 anos.
Leia também: “Não é nepotismo. Não ia cometer um crime”, diz Bolsonaro em defesa de Eduardo
A mãe de Glenn, que mora em Miami, tem uma doença grave e por isso o jornalista, que é americano, quer levar os filhos para visitá-la. Glenn Greenwald se manifestou sobre a autorização de visto em seu Twitter, onde disse que “isso aconteceu apenas porque o poder de uma imprensa livre foi usado para expor atos desumanos de dois governos”.