Pedro Sánchez teve um curto primeiro mandato que começou em junho de 2018
Reuters
Pedro Sánchez teve um curto primeiro mandato que começou em junho de 2018

Depois do fracasso das negociações entre o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), social-democrata, e a aliança Unidas Podemos , de esquerda, para a formação de uma coalizão de governo, o primeiro-ministro em exercício da Espanha, Pedro Sánchez, não obteve nesta quinta-feira apoio do Congresso para liderar um novo governo.

Leia também: Juiz suspende decisão de Trump que limitava pedidos de asilo nos EUA

Com isso, a Espanha fica mais próxima de enfrentar novas eleições em novembro — a quarta em quatro anos  —, a menos que o partido de Pedro Sánchez , que tem a maior bancada no Parlamento, mas não a maioria absoluta, consiga chegar a um novo acordo de coalizão até setembro.

Nas últimas eleições gerais, em abril, o PSOE obteve 123 cadeiras no Parlamento de 350 lugares. Para superar o número de votos negativos da oposição de direita e formar o governo, Sánchez precisava do voto positivo do Podemos, que tem 42 deputados, e também de legendas menores, como a Esquerda Republicana da Catalunha (ECR), com 15 parlamentares.

Com a abstenção do Podemos e do ECR no Parlamento, após o fracasso das negociações, o premier em exercício contou apenas com 124 votos do próprio partido e de outra sigla menor, enquanto todas as legendas de direita votaram contra ele, num total de 156 votos. Houve 66 abstenções.

O socialista PSOE e o Podemos governaram juntos, mas em uma coalizão informal, durante o curto primeiro mandato de Sánchez, que começou em junho de 2018, depois que o primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, envolvido em um escândalo de corrupção, foi derrubado por uma moção de desconfiança do Parlamento.

Leia também: "Vamos sair da UE aconteça o que acontecer", diz Johnson em discurso de posse

Desde as eleições de abril, no entanto, o PSOE recusou-se por 60 dias a negociar com o Podemos, dizendo que não aceitaria que o líder da legenda, Pablo Iglesias, participasse do Gabinete. O jovem político exigia que sua sigla, que elegeu 42 parlamentares, em comparação a 123 do PSOE, tenha cargos importantes no governo.

"Nunca houve problemas no programa. O problema tem sido os ministérios. Iglesias queria controlar o governo, 100% dos gastos do governo, sendo a quarta força", disse Sánchez em discurso na tribuna. "Demonstramos uma nobre vontade de acordo, propostas que o sr. Iglesias rejeitou uma após a outra. Não conheço nenhum precedente de um líder de esquerda que se sinta humilhado pela proposta de vice-presidência. Uma proposta respeitosa e sensata. E mais do que razoável, pois em seu partido não há experiência alguma, dada a sua juventude, na gestão do governo".

Iglesias respondeu que "o seu partido aceitou tudo o que lhe foi exigido", mas que o PSOE recusou representação "proporcional aos seus votos".

"Senhor Sánchez, peço-lhe que faça uma reflexão: pensa que se referiu a nós com o respeito que um possível parceiro do governo merece?", disse Iglesias. "É muito difícil negociar um governo de coalizão a 48 horas da nomeação e filtrar tudo pela imprensa. Uma negociação do governo precisa, pelo menos, não ser tacanha".

Leia também: Governador de Porto Rico renuncia ao cargo após onda de protestos

O Podemos e o PSOE também são próximos em uma série de questões políticas, mas discordam sobre um assunto-chave na Espanha: a independência da Catalunha. Enquanto o partido de Iglesias apoia um plebiscito para que os catalãs decidam seu próprio futuro, a legenda de Pedro Sánchez  descarta esta opção.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!