Bolsonaro parabenizou Boris Johnson por eleição:
Marcos Corrêa/PR - 19.7.19
Bolsonaro parabenizou Boris Johnson por eleição: "Conte com o Brasil"

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) parabenizou o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson , pela eleição nesta terça-feira (23) e disse que ele poderia contar com o Brasil na busca pelo livre comércio.

"Parabéns, Boris Johnson , novo Primeiro-Ministro do Reino Unido, eleito com o compromisso louvável de respeitar os desígnios do povo britânico. Conte com o Brasil na busca por livre comércio, na promoção da prosperidade para nossos povos, e na defesa da liberdade e da democracia", escreveu Bolsonaro.

Confirmando o favoritismo, o ex-prefeito de Londres, ex-chanceler e ardoroso partidário de um Brexit a qualquer custo foi escolhido para ser o novo líder do Partido Conservador britânico e, consequentemente, sucessor de Theresa May como primeiro-ministro do Reino Unido.

Com 92.153 dos 159.320 votos dos filiados do partido, Johnson derrotou o chanceler Jeremy Hunt na disputa interna e tomará posse nesta quarta-feira, após audiência com a rainha Elizabeth II.

Você viu?

Com 66,3% dos votos dos membros do Partido Conservador , Johnson herda um partido governante e um país divididos, em uma crise em parte provocada por ele próprio, ao liderar uma ala dos conservadores que se opôs a qualquer acordo de transição para a saída da União Europeia (UE) que mantivesse vínculos entre o Reino Unido e o bloco.

Leia também: Líderes da UE parabenizam Johnson, mas alertam que não irão renegociar Brexit

O fracasso de May, que renunciou após falhar três vezes em aprovar no Parlamento o acordo que negociou com a UE, aprofundou essas divisões. A tendência é que elas se acentuem ainda mais conforme se aproxima o dia 31 de outubro, prazo que o Reino Unido tem para deixar a União Europeia, na qual ingressou em 1973.

Em um breve discurso logo após o anúncio oficial de sua vitória, Boris Johnson afirmou que pretende "energizar o país e garantir o Brexit no dia 31 de outubro". Ele reforçou sua oposição a Jeremy Corbyn, líder da oposição trabalhista, que se posicionou em favor de um novo referendo sobre a saída do bloco europeu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!