Imagine um país quase todo hackeado. Pois foi o que aconteceu na semana passada na Bulgária, quando um ciberataque acessou os dados de 5 milhões de pessoas guardados nos sistemas da Receita Federal búlgara. Como a população do país é de 7 milhões de habitantes, especialistas afirmam que praticamente todos os adultos tiveram seus dados violados, de acordo com a CNN .
Leia também: Submarino francês desaparecido há 50 anos é encontrado
Um hacker de 20 anos foi preso pelo crime, rastreado pela polícia a partir do computador e do sofware que utilizou para o ataque. Segundo ativistas de privacidade ouvidos pelo site, ainda não está claro como a invasão foi feita, mas já é a segunda vez que o governo da Bulgária sofre um ciberataque. Menos de um ano atrás, o Registro Comercial do país foi alvo de hackers .
Analistas de empresas de segurança apontam como provável fator para o "hack" o uso de equipamentos ultrapassados pelos órgãos oficiais, o que não seria uma prática incomum em outros países. A gestão dos dados por empresas terceirizadas seria outro problema recorrente, comentou Adam Levin, da consultoria CyberScout.
Leia também: Polícia canadense faz transmissão ao vivo e esquece filtro de gatinho ligado
A Receita Federal da Bulgária
não comentou o incidente, mas a Comissão Búlgara para a Proteção de Dados Pessoais anunciou que investigará o caso.