Eric Trump
Reprodução/Wikipedia

Boato dizia que Eric Trump assumiria a embaixada em Brasília, enquanto Eduardo Bolsonaro assume em Washington

Eric Trump, executivo filho do presidente americano, Donald Trump , negou, por meio de uma porta-voz, o boato de que possa assumir como embaixador dos Estados Unidos no Brasil .
A informação foi transmitida ao jornal O Globo por Kimberly Benza, executiva que atua como assistente de Eric. O filho de Donald Trump atualmente é vice-presidente executivo da Trump Organization, conglomerado internacional construído por seu pai antes de se tornar presidente.

“Eric dirige a Trump Organization e está comprometido com o negócio. Apesar de o Brasil ser um país incrível, isso nada mais é do que um boato”, disse Benza, em mensagem ao Globo . Antes disso, a informação sobre o destino de Eric Trump fora adiantada pelo repórter Ricardo Senra, da BBC Brasil .

Leia também: EUA vão desviar fundos de ajuda a América Central para oposição venezuelana

A informação sobre possível indicação de Eric à embaixada em Brasília fora comunicada por membros do governo federal, horas após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que pretendia indicar o filho Eduardo para a embaixada em Washington. O próprio filho do presidente chegou a alimentar a especulação.

O deputado tem atuado como chanceler informal e articulador das relações internacionais do pai desde antes da posse de Bolsonaro na Presidência. Ele acompanhou o presidente em quase todas as viagens internacionais desde janeiro, incluindo visitas a Estados Unidos, Israel e Argentina, e organizou, em dezembro, a Cúpula Conservadora das Américas, em Foz do Iguaçu.

Eduardo, seguidor do guru da direita Olavo de Carvalho, também buscou proximidade com Steve Bannon, estrategista da campanha à Presidência de Donald Trump em 2016, que o indicou como representante, na América Latina, do seu grupo político de extrema direita Movimento. Bannon mora em Washington, e cogita-se que um dos motivos da ida do deputado para a capital americana seja para aproximá-lo à rede ultradireitista mundial.

Leia também: Parlamento britânico aprova emenda que dificulta Brexit sem acordo

Uma das principais críticas feitas à indicação, inclusive por apoiadores do presidente nas redes sociais, é o fato de Eduardo ser filho de Bolsonaro. O presidente defendeu que a nomeação "não é nepotismo " e  que o filho teria méritos para ocupar o cargo. Os críticos lembram que a nomeação do filho de um presidente para o posto diplomático mais importante no exterior seria inédita na história brasileira.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!